Lesão de cartilagem (ou lesão condral)

O que é?: A cartilagem é o tecido que reveste as superfícies articulares propiciando um melhor deslizamento entre as superfícies ósseas. É composta principalmente por colágenos ( tipo II, IX e XI ), proteoglicanos ( glicosaminas e condroitinas ) e células tipo condrócitos, todos imersos em água.

Suas lesões frequentemente causam dor e derrame ( inchaço ) nos joelhos.

Quais os tratamentos possíveis? : Seu tratamento depende do grau da lesão, intensidade dos sintomas e idade do paciente. O objetivo do tratamento deve ser a melhora da dor e impedir a progressão da lesão.

Existem vários métodos de tratamento, e o de escolha deve ser individualizado. Em geral podem ser associados medicamentos orais, viscossuplementação articular ( infiltração ) e fisioterapia.

Em casos resistentes ao tratamento conservador ( não cirúrgico ), existem opções de diversas técnicas cirúrgicas que variam de acordo com a localização, grau e tamanho da lesão. Esses procedimentos são realizados em ambiente hospitalar e englobam diferentes técnicas, entre elas o desbridamento artroscópico, microfraturas, abrasão, mosaicoplastia, transplante autólogo de condrócitos.

O tempo de internação hospitalar normalmente é pequeno, de um a dois dias e o tempo de recuperação dependerá da técnica aplicada, podendo variar de 2 a 8 semanas.