Lesão do menisco

O que é? : Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua, que recobrem cerca de dois terços da superfície articular da tíbia. Suas funções principais  são a distribuição de carga na superfície  articular,  a estabilidade secundária do joelho, auxiliar a distribuição do líquido sinovial e nutrir a cartilagem articular.

Como ocorre?: Nos jovens a lesão geralmente ocorre devido a torções ou movimentos bruscos. Com o passar do tempo os meniscos vão se degenerando, ficando mais secos e quebradiços o que gera lesões mesmo sem trauma. Sendo assim, problemas de meniscos podem afetar desde jovens até pessoas mais velhas.

Quais os tratamentos possíveis? : O tratamento da lesão varia de acordo com a localização e a idade do paciente. Em jovens e praticantes de atividades físicas, o tratamento cirúrgico artroscópico geralmente é o mais indicado, porém para pessoas com lesões degenerativas, nem sempre a cirurgia traz benefícios. Nesses casos o tratamento com medicações e fisioterapia é mais indicado.